(11) 4438-8922

As medidas contra a disseminação do novo coronavírus (COVID-19) afetaram o trabalho dos Correios. Em comunicado, a estatal informou que está buscando soluções para manter os serviços durante o período de quarentena e isolamento social.

Na última terça (24), os Correios voltaram atrás da decisão de suspender o envio Impresso Normal – Registro Módico, muito utilizado por pessoas jurídicas (editoras e livrarias) e pessoas físicas para a postagem de livros, revistas, jornais, entre outras publicações. De acordo com o portal Publish News, este tipo de serviço havia sido retirado do portfólio na sexta (20).

Entre as restrições, está a de postagens para determinados países. Os Correios têm uma lista de destinos com suspensão de envio de correspondências e encomendas. Entre eles, China, Irã, Itália, Venezuela, Espanha e Estados Unidos (clique aqui para ver todos os locais).

Segundo a empresa, “não há como garantir o cumprimento do prazo de entrega dos envios internacionais”, principalmente por causa do cancelamento de voos e redução de funcionários.

Além disso, a estatal será responsável por coletar e levar material viral para cinco universidades - federais e estaduais - realizarem estudos sobre o coronavírus. “O transporte realizado pela empresa é dotado de altos requisitos de segurança e agilidade, para que o material seja entregue até 20 horas após a coleta, em perfeito estado de conservação e com risco zero de contaminação, tanto de pessoas quanto do ambiente por onde as amostras transitam. Este apoio tem período inicial de 3 meses, podendo ser renovado, a critério do Instituto."

Fontes: Correios, Publish News.