(11) 4438-8922

O Seminário “Bibliotecas: Inspiração, Conexão, Engajamento”, que começaria nesta quinta (12) na Câmara dos Deputados (DF), foi cancelado em razão do coronavírus (COVID-19). Outro evento, desta vez a 57ª Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália), prevista para os dias 4 a 7 de maio, também foi cancelado pela organização.

Em comunicado divulgado na quarta (11), a Comissão Organizadora do Seminário, que integra comemorações em prol do Dia do Bibliotecário, informou que o cancelamento foi “devido às restrições impostas pelo Ato da Mesa nº 118 de 2020, que dispõe sobre os procedimentos e regras para fins de prevenção à infecção e à propagação do COVID-19 no âmbito da Câmara dos Deputados”.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

#Repost @biblioteca.camara with @repostapp ・・・ *NOTA DE CANCELAMENTO* Informamos a todos que devido às restrições impostas pelo Ato da Mesa nº 118 de 2020, que dispõe sobre os procedimentos e regras para fins de prevenção à infecção e à propagação do COVID-19 no âmbito da Câmara dos Deputados, publicado hoje, dia 11/3/2020, em Edição Extra do Diário da Câmara dos Deputados, o Seminário _Bibliotecas: inspiração, conexão, engajamento_, previsto para o dia 12 de março, *ESTÁ CANCELADO*. Pedimos desculpas pelo transtorno e em breve informaremos nova data para o Seminário. Os demais eventos comemorativos seguem sem alteração, até o momento. Programação completa em: http://crb1.org.br/dia-do-bibliotecario-2020-df Comissão Organizadora #biblioteca #biblioteconomia #cienciadainformacao #bibliotecadacâmara

Uma publicação compartilhada por Edições Câmara (@edicoescamara) em

Os organizadores da Feira do Livro Infantil de Bolonha também anunciaram na quarta seu cancelamento, em decorrência do coronavírus. A edição de 2021, no entanto, já foi confirmada.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Dear Friends, we report the official communication from BolognaFiere about the 57th edition of the Bologna Children's Book Fair. It is with great sadness that we announce the cancellation of #BCBF20. Unfortunately, the spread of the COVID-19 Coronavirus epidemic both in Italy and internationally has dashed every hope of holding the Fair even on the rescheduled dates of 4-7 May. Although, the BCBF Team is working to recreate online the atmosphere, business and networking opportunities that are so much part of our Book Fair. Details will be announced soon, so stay tuned. For further information, we suggest to check the official updates on our website, link in bio ☝?

Uma publicação compartilhada por Bologna Children's Book Fair (@bolognachildrensbookfair) em

A Itália é um dos países com mais casos da enfermidade. De acordo com o mais recente informe da OMS (Organização Mundial da Saúde), são 10.149 casos confirmados e 631 mortes. O país está em quarentena: lojas, restaurantes, bares e empresas estão fechados; os serviços de transporte público foram suspensos; os moradores estão sendo alertados para só saírem de casa em emergências; as ruas estão vazias; somente mercados, farmácias e bancos funcionam normalmente.

Na Europa, França, Espanha e Alemanha estão logo atrás da Itália na lista de países mais afetados pelo coronavírus.

A drupa, maior feira da indústria gráfica, prevista para os dias 16 a 26 de junho em Düsseldorf (Alemanha), publicou em seu site oficial recomendações de segurança para os visitantes. Até o momento, os organizadores informaram que “não há intenções de se adiar a feira”; contudo, reavaliarão as condições para que ela aconteça futuramente.

O Brasil também registrou novos casos de contaminação pelo vírus, incluindo transmissão local. O primeiro foi o de um homem que havia viajado para a região da Lombardia (Itália), a mais afetada pela disseminação do COVID-19. Já são 52 brasileiros com a doença, segundo a OMS; São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Alagoas registram infectados; outros 907 casos suspeitos estão sendo monitorados.

Porém, nas Américas, os Estados Unidos lideram o número de contaminados, totalizando 696 enfermos. A NBA, liga de basquete estadunidense, suspendeu a atual temporada de jogos após o jogador Rudy Gobert, do Utah Jazz, ter contraído a doença.

PANDEMIA

Na última quarta-feira, a OMS declarou pandemia de coronavírus. Ou seja, a doença atingiu escala de disseminação global. A enfermidade foi detectada no dia 31 de dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, China, e se espalhou por outros países asiáticos, como Coréia do Sul, Japão, Singapura e Malásia.

São sintomas do coronavírus: febre, tosse e dificuldade para respirar. Quando se agrava, a enfermidade causa pneumonia, síndrome respiratória aguda grave e insuficiência renal. Entre as medidas de prevenção, está a higienização das mãos com água e sabão e álcool gel 70%. O uso de máscaras só é aconselhado para pessoas que estejam doentes e/ou para profissionais de saúde.

Para mais informações, consulte o site da OMS.

Fontes: Bologna Fiere, CBL (Câmara Brasileira do Livro), Edições Câmara, G1/Jornal Nacional, OMS, NBA.