(11) 4438-8922

O governo federal divulgou, na última quarta-feira (17), planos para Reforma Tributária. Os destaques foram para a redução da alíquota máxima do Imposto de Renda (IR) para alteração de tributos federais.

De acordo com a Agência Brasil, pretende-se unificar impostos e contribuições federais, como PIS (Programa de Integração Social), Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A intenção é a de diminuir a carga tributária ano a ano.

Sobre a redução da alíquota máxima de IR, o governo federal entende que é preciso adequar a tabela. Atualmente, há variação de 27,5%, para pessoas físicas, a 34%, pessoas jurídicas, para pagamento de imposto.

Estes planejamentos, no entanto, não são recentes. No início de janeiro, a nova equipe econômica já havia falado sobre propostas de simplificar impostos federais e reduzir alíquota de IR. Na época, também mencionaram possível extinção de programas de refinanciamento de dívida tributária, conhecidos como Refis. Você pode ler sobre o assunto clicando aqui.