(11) 4438-8922

A Roland DG Brasil divulgou três novidades durante a ExpoPrint Digital/ FESPA 2017: uma impressora que promete ser mais econômica; outra para o setor têxtil e uma plotter de recorte.

A TrueVis SG-540 chega para substituir o modelo SP-540. Ela é considerada pela marca um equipamento de entrada. “É uma impressora de 1,40 m de largura, que imprime e recorta. É um modelo novo, com uma tecnologia nova”, explicou Wilians Lotti, gerente de produtos da Roland. “É um equipamento mais barato, de entrada, com manutenção baixa e com uma tinta mais barata.”

divulgacao roland 2TrueVis SG-540

Já a máquina direcionada para o mercado têxtil é a Texart XT-640, que trabalha com quatro e oito cores. “É uma máquina de alta produção, de 1,60 m, completa, já vem com software e tudo incluso”, disse Lotti. “Se trabalha configurada como quatro cores, tem-se alta produção com uma tinta bem competitiva para o mercado. Quando ela trabalha com oito cores, tem-se a opção de trabalhar com verde fluorescente, rosa fluorescente, o laranja e o violeta”, explicou o gerente.

divulgacao roland 1Texart XT-640 

As tintas citadas por Lotti são todas da Roland, à base de água, sem cheiro e armazenadas em sachês. De acordo com o profissional, o acréscimo de tonalidades fluorescentes ao padrão CMYK (cyan, magenta, yellow, [black] key - ciano, magenta, amarelo e preto, em português) faz com que o setor têxtil apresente novas opções aos clientes. “Consegue atingir mercados, como o esportivo, de moda, onde se obtém uma [impressão de] cor bem viva, bem forte, que chama bastante atenção, que é uma tendência que está tendo agora”, declarou.

O outro modelo trazido pela marca é a plotter de corte GR-640. “É uma máquina de 1,60 m, que tem opção de 1,37m e opção de 1 m. É uma linha de plotter já profissional, que atende clientes mais exigentes, que precisam de mais velocidade e em três tamanhos diferentes. É uma máquina bem robusta. Ela mantém as tradições da Roland de ser um equipamento difícil de quebrar”, informou Lotti.

expo36 GR-640

O estande da Roland também apresentou a Versa UV LEF-20, a chamada “Caixa Mágica”. Ela imprime diretamente em objetos, como capas para celular. O produto é voltado para personalização de brindes e é capaz de usar até seis cores (padrão CMYK, branco e verniz).  

 divulgacao roland 3Versa UV LEF-20

Fotos: Divulgação Roland DG Brasil/ Paula Franco.

***

Leia também:

Roland desenvolve tinta fluorescente para linha de impressoras sublimáticas

FESPA BRASIL: Roland lança linha exclusiva para mercado têxtil de sublimação

São Bernardo do Campo é a mais nova cidade a suspender a edição impressa de boletim de notícias oficiais. Na última quarta-feira (05), a Câmara Municipal aprovou o pedido feito pelo prefeito Orlando Morando (PSDB) de divulgar o “Notícias do Município” apenas pela internet. A medida entrará em vigor 30 dias após a publicação da lei no Diário Oficial da cidade, prevista para a próxima sexta-feira (07).

De acordo com o ABCD Maior, a justificativa dada pela Prefeitura para encerrar a impressão do jornal foi a de reduzir custos. A Administração espera economizar R$ 900 mil por ano. O “Notícias do Município” tinha tiragem de 20 mil unidades por edição semanal.

Os opositores à nova lei questionaram a votação, afirmando que não são todos os moradores são-bernardenses que possuem acesso à internet. Os exemplares do boletim eram distribuídos gratuitamente pela cidade, sendo facilmente encontrados em locais de acesso público, como bibliotecas.

O Guarujá já havia tomado ação semelhante em março. O Diário Oficial do Município deixou de ser impresso e seu conteúdo está disponível apenas online. A Prefeitura também alegou a necessidade de economizar recursos para suspender a versão física do material. 

Quem visitou o estande da OKI Data durante a ExpoPrint Digital/ FESPA 2017, percebeu que havia uma pequena fila por ali. Ela não foi formada para ver as impressoras, em especial o modelo C942, lançamento deste ano. A aglomeração era para tentar participar de um workshop ministrado pelo especialista em impressão da marca, Vitor Takenaka. Isso mesmo: tentar.

expo34

A responsável pelo setor de marketing e comunicação da OKI, Tatiane Oliveira, falou ao site do SINGRAFS sobre a ação. “Foi uma novidade. A gente pensou em fazer, mas ficamos com um pouco de receio para saber se teria adesão. Mas, graças a Deus, está sendo um sucesso. Todo mundo questionando, perguntando, com interesse de participar. A ideia é dar dicas ao consumidor final, dar um pouco mais de informação a ele sobre fechamento de arquivo, qual o melhor modo de impressão, a melhor mídia. A ideia é essa: trazer um pouco mais de conteúdo aos visitantes”, explicou.

No momento em que a entrevista foi realizada, a pequena sala usada para a palestra estava lotada. “A sala está sempre cheia, todo mundo querendo participar”, disse Tatiane, surpresa pelo sucesso da empreitada, que tinha vagas limitadíssimas. “Vamos pensar em uma estratégia melhor para o ano que vem. Vamos continuar com esse workshop, porque vimos que teve adesão, está sendo muito bom para todo mundo; pensar em um espaço maior, uma divulgação maior, também, para todo mundo poder participar”, ressaltou a profissional.

Até o momento, a OKI não tem planos de levar o workshop para outros locais, pois ele foi idealizado exclusivamente para a ExpoPrint e a FESPA de uma forma experimental. “É a primeira vez que a gente faz”, disse Tatiane. “Claro, se vier alguém interessado, se alguém pedir, estamos de portas abertas”, concluiu.

As pessoas que não conseguiram entrar na salinha tão disputada puderam conhecer melhor a C942, impressora digital A3 capaz de imprimir com toner branco em mídias coloridas, incluindo escuras. Além disso, a máquina possui tecnologia LED e permite a produção de materiais personalizados, como convites de casamento e materiais promocionais, com velocidade de até 50 páginas por minuto e baixo custo operacional.

expo35

Fotos: Paula Franco.

***

Leia também:

Serigrafia Sign: OKI Data destaca impressoras que usam toner branco e produzem transfers

OKI Data apresenta lançamentos na ExpoPrint DigitalOKI Data apresenta lançamentos na ExpoPrint Digital

A T&C Printing Solutions apresentou aos visitantes da ExpoPrint Digital/ FESPA 2017 suas soluções para impressão digital, embalagem e indústria têxtil. Entre os lançamentos, destaque para a SureColor S40600, da Epson.

expo30

expo31Epson SureColor S40600

“A nossa empresa está há cerca de 25 anos no mercado e nós somos o maior representante Epson”, disse Giselli Ribeiro, responsável pelo marketing da T&C. Além da S40600, a empresa trouxe a Epson F2000, para impressão direta em tecido, e a impressora colorida A3 OKI C911.

“O nosso foco é Epson, mas temos também Konica Minolta, OKI, Amsky, Screen, entre outras marcas. Esse é o nosso nicho, hoje”, informou Giselli. “Nós temos equipamentos para têxtil, digital e, também, para embalagem”, ressaltou.

As máquinas expostas pela T&C despertaram o interesse do público. “Pelo pouco que vi, as pessoas com quem eu conversei estão iniciando o seu negócio e vieram aqui, mesmo, para pesquisar”, destacou. “Tivemos em torno de 180 visitantes e fechamos três ou quatro equipamentos”, comentou a profissional. As ações aconteceram logo no primeiro dia de feira.  

Fotos: Paula Franco.

Pessoas que, recentemente, se tornaram MEIs (Microempreendedores Individuais) informaram ter recebido cobrança indevida de contribuição anual, vinculada à Associação Comercial e Empresarial do Estado de São Paulo, no valor de R$ 358,97. Trata-se de um golpe com, no mínimo, 20 anos de existência.

De acordo com o jornal ABCD Maior, profissionais de Santo André, São Caetano do Sul e de Mauá foram alvos desta cobrança. À publicação, um representante da Associação Comercial e Empresarial informou que não partiu da instituição o envio dos boletos e que diversas ações já foram movidas na Justiça para denunciar a prática.

Todas as informações sobre o MEI podem ser obtidas no Portal do Empreendedor, criado pelo Governo Federal para dar orientações sobre formalização, atividades permitidas, benefícios, direitos e deveres.

Entre as observações trazidas na página, consta a de que o MEI será enquadrado no Simples Nacional, isentando-se do pagamento de tributos federais, como Imposto de Renda. O profissional somente pagará um valor fixo, que varia entre R$ 47,85 a R$ 52,85 por mês, de acordo com o tipo de negócio.

Aos que receberam este boleto logo após a formalização, a orientação é a de não o pagar e registrar boletim de ocorrência. 

Com o maior estande da ExpoPrint Digital/ FESPA 2017, a Konica Minolta aproveitou bem o espaço e o grande interesse do público para lançar duas novidades. A primeira, a nova marca de equipamentos Accurio. A segunda trata-se do espectrodensitômetro FD-5BT.

expo32

“A Konica Minolta está mais um ano investindo na FESPA e na ExpoPrint Digital. E nós vemos isso com ótimos olhos. Nós estamos com o maior estande da feira, a expectativa é enorme. Além disso, a gente vê o mercado melhorando. Viemos com uma expectativa bem grande”, declarou a supervisora de marketing da companhia, Karen Nakamura. “Desde a hora que abre até o fechamento, estamos com um volume grande de pessoas, de visitantes”, informou.

Um dos muitos visitantes que lotaram o estande da marca foi Edgard Barea, da Gráfica Cartex, associada ASSINGRAFS-SINGRAFS de Santo André, que estava acompanhado pelo seu sócio, Ronaldo Fernandes. “Quero conhecer e ver o que tem de novidade, o que o mercado está oferecendo e o que a gente pode oferecer para o cliente. Se tiver alguma coisa boa, a gente vai pesquisar”, disse Barea.

expo33
Edgard Barea, sócio da Gráfica Cartex

Os dois sócios vieram ano passado à ExpoPrint e chegaram a adquirir uma máquina para a gráfica. Neste ano, decidiram apenas “olhar”. “Viemos só conhecer, ver se tem alguma novidade em acabamento, novidades para digital”, afirmou.

Os lançamentos da Konica Minolta se dividiram entre a AccurioPRESS C2070P, a nova família de impressoras digitais coloridas disponível no Brasil. Ela consegue imprimir 71 páginas por minuto, é capaz de trabalhar com formato banner (até 1,20 metro), tem resolução de 1200x1200 dpi e traz flexibilidade de mídias, com variação de gramaturas entre 62 a 350 g/m².

accurioAccurioPRESS C2070P

Já o espectrodensitômetro FD-5BT, também inédito no mercado brasileiro, vem equipado com lâmpada LED de longa duração, tela LCD, bateria interna e realiza medições de cores nas condições de medição M1 (D50 ou luz do dia), recomendação dada pela ISO 13655. A ferramenta pode ser utilizada tanto para controlar densidade de impressoras digitais quanto de offset.

Outros destaques da Konica Minolta foram as impressoras das séries bizhub PRESS C1100 e C71hc (coloridas), e a bizhub PRESS C1250P (P&B).

Fotos: Paula Franco/ Parla! Assessoria.

***

Leia também:

Konica Minolta apresenta nova geração de multifuncionais

Situada na Vila Scarpelli, em Santo André, a Zumaq esteve na ExpoPrint Digital/ FESPA 2017 para mostrar suas máquinas de corte e gravação a laser. Algumas delas podiam ser usadas para cortar MDF, papel, tecido e borracha.

expo27

O técnico de máquina a laser da empresa, Alisson Henrique Gonçalves do Carmo, explicou que os equipamentos são usados para diferentes finalidades. “Nós temos router, máquina a laser e plotter”, disse. “Temos máquina que corta 20 mm de acrílico e outra corta menos, por causa da potência. Temos equipamento que faz gravação em foto, gravação em qualquer superfície.”

Mesmo estando no Grande ABC, a marca vende para todo o Brasil. Alguns clientes procuram por soluções mais robustas, capazes de fazer móveis e portas. Outros já querem um equipamento menor, capaz de produzir itens de decoração, troféus e brindes personalizados, como gravação de nomes em taças para casamento ou corte de um brasão em uma forminha de brigadeiro.

Um dos equipamentos expostos no estande da Zumaq era o ZM 1060, que realizava gravação e corte no acrílico. 

expo28ZM 1060

expo29

Fotos: Paula Franco.

“É um grande showroom”. Esta foi a definição dada por Felipe Simeoni, gerente comercial da Global Química & Moda, para a ExpoPrint Digital/ FESPA 2017. Foi no estande da empresa que alguns clientes foram conhecer de perto as soluções apresentadas, testá-las e fechar negócios.

expo24

Sobre o público presente na ExpoPrint e na FESPA, o profissional foi só elogios. “[Ele é] Qualificado, interessado e está buscando informação”, afirmou. A nossa entrevista foi realizada no segundo dia dos eventos (16/03), e o sentimento dos colaboradores da Global era de otimismo. “Estivemos na feira do ano passado. Aparentemente, até agora, está melhor que em 2016, em relação ao movimento e à qualidade do público”, destacou Simeoni.

Entre os produtos mostrados pela Global, o destaque foi para a impressora de rótulos e etiquetas Epson ColorWorks TM-C7500G, bastante compacta e capaz de produzir diferentes variedades de material pelo mesmo custo. “Normalmente, o pessoal que trabalha com flexografia tem que fazer clichês para cada cor, e ela vai somando. Com essa solução, consegue-se fazer uma, dez ou mil etiquetas com o mesmo valor”, explicou Simeoni. “Geralmente, precisa-se fazer pedidos mínimos para trabalhar com flexografia, e com essa máquina não. Consegue-se trabalhar a partir de uma etiqueta”, finalizou.

expo25
Epson TM C7500G

A Epson é uma das grandes parcerias comerciais da Global. No estande, foi possível conhecer a linha para sublimação, comunicação visual e impressão de imagens diretamente em camisetas.  “Trabalhamos com tudo o que tem de mais moderno para impressão digital e para o segmento têxtil”, afirmou o gerente.

expo26
Epson SureColor F2000

Os visitantes puderam conhecer, também, as tintas Sensient. “É uma empresa americana com fábrica na Suíça e que atende as grandes indústrias do segmento têxtil, principalmente”, explicou Simeoni. 

Fotos: Paula Franco.

A Zênite Sistemas, parceira ASSINGRAFS-SINGRAFS, marcou presença na ExpoPrint Digital/ FESPA 2017 dando destaque ao software GWorks Enterprise - GE 3.0. O sistema foi lançado ano passado, trazendo novidades em gerenciamento financeiro.

expo23

O gerente de operações da empresa mineira, Helderson Andrade, falou sobre o crescente interesse do público em conhecer mais as soluções. “A Zênite já participa dessa feira desde 2013. E, a cada ano, vemos que o mercado está evoluindo, o pessoal está cada vez mais interessado. Principalmente nesse momento de crise que o Brasil vem passando, continuamos vendo que o evento é um grande mercado, um grande ponto para expor a marca, para mostrar que estamos sempre presentes”, disse.

Exigente e com negócios recentes no setor gráfico. Estes foram os dois perfis de visitantes que passaram pelo estande da Zênite conversar com os consultores. “Temos percebido, desde o ano passado e também na outra feira de 2015, que o público, agora, está cada vez mais exigente. Ele nos obriga a sempre ter novidades, sempre estar à frente do mercado”, explicou Andrade.  “Como nós já temos um grande número de clientes no Brasil, muitos deles vêm [ao evento] para fortalecer essa parceria. Mas tem muita empresa nova, que não conhecia a Zênite e que tem pouco tempo de mercado, também. Temos percebido que muitas gráficas têm 4 ou 5 funcionários, que estão abertas há 1 ou 2 anos”, informou.

Sobre o GWorks Enterprise 3.0, o gerente de operações explicou que o software é a plataforma mais moderna disponibilizada pela marca. “Ela trouxe grandes novidades na parte de gerenciamento financeiro, muitas mudanças na parte de controle de orçamento, controle multiempresa, na parte de sped fiscal.”

Associados ASSINGRAFS-SINGRAFS têm desconto em sistemas de gestão gráfica da Zênite. Saiba mais clicando aqui ou nos contatando pelo telefone (11) 4438-8922.  

Foto: Paula Franco.

***

Leia também:

ExpoPrint Digital 2016: Zênite Sistemas lança novo software de gestão gráfica

Zênite Sistemas apresenta GWorks Enterprise 3.0 no auditório ASSINGRAFS-SINGRAFS

Revestir paredes e móveis com aplicações adesivas ficou simples e rápido. A Aplike Decor é uma empresa de Diadema que vende este tipo de solução, empregada na decoração de ambientes. Aliás, todo o estande da marca na ExpoPrint Digital/ FESPA 2017 estava com amostras dos produtos, desde imitações de couro a pastilhas (sim, aquelas usadas em banheiros).

expo21

É parecido com Contact? O representante comercial da Aplike, Raul Gonçalves da Rocha, garantiu que não. “É um trabalho limpo. Você tira o liner e aplica. Precisa de um estilete, uma espátula e a boa visão para alinhar o material”, explicou. “O papel Contact é fino, costuma enrugar muito. O nosso material pode ser reposicionado. Começou a aplicar e entortou um pouquinho? Arranca, começa tudo de novo. Não vai formar bolha, não vai estragar. Enquanto o contact, se enrugar, de repente você arranca, amassa, cola um contra o outro, joga fora. Com o papel de parede acontece a mesma coisa. Tem a sujeira, tem água, passa cola.”

expo19

De acordo com Rocha, o produto autoadesivo é lavável, não propaga chamas em caso de incêndio, é antimofo e antifungo. Entre os modelos de estampas mais vendidos pela empresa, destacam-se os da linha Couro (versões nas cores preto, branco, marrom e natural), linha Tijolo (natural e cinza claro), linha Canjiquinha (cinza, azul e natural) e a de Pastilhas.

expo18

O representante disse que é possível imprimir sobre os adesivos já existentes, o que pode ser feito com “impressão digital solvente”, a fim de personalizar o produto. Porém, ele não recomenda a prática. “Você pode até imprimir alguma coisa sobre ele, algo em 3D, mas como ele já é muito bonito assim, acho que não valeria tanto a pena fazer”, declarou.

As aplicações adesivas são vendidas em bobinas fechadas de 18,30 m². Além das cores mais clássicas e neutras, é possível encontrar o produto em tons metálicos e fluorescentes.

expo20

expo22

Fotos: Paula Franco.